Funções Executivas

O termo funções executivas designa os processos cognitivos de controle e integração destinados à execução de um comportamento dirigido a objetivos, necessitando de subcomponentes como atenção, programação e planejamento de seqüências, inibição de processos e informações concorrentes e monitoramento.

Os processos das Funções Executivas permitem ao indivíduo regular o comportamento e o pensamento. São elas que utilizamos para resolver problemas imediatos de médio e longo prazo, tais como a capacidade de rever estratégias ineficazes e substituí-las por outras mais eficientes. Outro exemplo é receber uma notícia e ser capaz de reproduzi-la no dia seguinte.

No envelhecimento, as alterações executivas ocorrem de modo gradual e lento até os 60 anos, tornando-se mais aceleradas a partir dos 70 anos.

Os recursos lúdicos providenciam os estímulos das Funções Executivas (atenção seletiva, flexibilidade cognitiva, planejamento, entre outros) e ajudam a retardar os sintomas e a evolução de doenças degenerativas, mantendo as funções cerebrais ativas por mais tempo.

No Garden Residencial Geriátrico, temos uma rotina especialmente pensada para manter ativas as Funções Executivas e desta forma aumentar a independência e qualidade de vida de nossas hóspedes.

Agende sua visita e venha nos conhecer!